Publicado em 16 de junho de 2017

Criação do partido da Unidade Popular pelo Socialismo dá sinais de avanços

O radialista Jozivan Antero, ativista político e representante da Unidade Popular pelo Socialismo (UP), que foi candidato nas últimas eleições municipais de 2016, declarou que representantes políticos se preparam para a disputa das eleições de 2020 pelo partido que já está engajado na busca pelo apoio da sociedade para a sua criação.

A comissão já vinha arrecadando assinaturas para a solicitação de criação do partido, mas diante das mudanças estabelecidas no ano passado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), teve que se readequar as novas regras. Para o início dos trâmites são necessárias mais de 487 mil assinaturas ou 0,05% dos votos válidos da última eleição, além 101 fundadores com domicílio eleitoral em ao menos nove estados. Essas assinaturas devem ser recolhidas dentro do prazo de dois anos.

De acordo com Jozivan, os líderes do partido decidiram renunciar à candidatura das próximas eleições de 2018, para ficar em conformidade com o critério de não filiação nos dois anos seguintes à aquisição de personalidade jurídica pelos apoiadores das agremiações das zonas eleitorais.

O ritmo na busca por apoio está sendo acelerado, e até agora já foram reunidas quase um terço das assinaturas necessárias. Os trabalhos serão retomados ainda nas próximas semanas.

Por Ray Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *