Publicado em 14 de julho de 2017

Projeto promove responsabilidade ambiental

Neste sábado (15), os alunos e professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) estarão desenvolvendo ações ambientas na Praça Getúlio Vargas, no centro de Patos, onde será apresentado o programa de extensão “Nossa Riqueza Natural com Ciência para Todos”, a partir das 8h.

O programa é dividido em três projetos para que se tenha um maior alcance. O primeiro, “Da universidade para as praças” tem o foco as comunidades urbanas; o segundo, “Da Universidade para as escolas”; e o terceiro, “Da Universidade para as comunidades rurais”, onde são trabalhadas as comunidades do entorno do Pico do Jabre através das visitas.

Nessa ocasião serão mostradas espécies de borboletas, serpentes, lagartos e aves conservados das coleções dos laboratórios da universidade, onde será contada a história desses animais quando estão em seu ambiente natural, além de outras atividades que serão realizadas.

O Programa de Extensão tem o objetivo de levar o conhecimento científico obtido pelos três pesquisadores envolvidos até as comunidades, e estreitar a relação entre a universidade e a população.  As atividades são realizadas nos quatro municípios que possuem uma relação direta com o Pico do Jabre: Matureia, Mãe D’Agua, Teixeira e Patos.

O programa é coordenado pela Profª Dra. Solange Maria Kerpel com participação dos professores Eric Mariano e Marcelo Kokubum, além da colaboração da especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Jéssica Girlaine Leal, com o objetivo de possibilitar a inclusão social. Participam do Programa 19 alunos do Curso de Ciências Biológicas da UFCG, que atuam na elaboração e preparação dos materiais para as atividades junto à comunidade.

O propósito é promover a formação de uma consciência ecológica e cidadã da população através da ampliação do conhecimento sobre o ambiente natural, tendo como foco principal o Pico do Jabre, na sua riqueza e nos processos ecológicos que lá ocorrem e que são importantes para a sua manutenção.

Informações Profª Drª Solange Maria Kerpel / Por Ray Santana

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *